Curso sobre o Estado financeirizado começou ontem, dia 22

O curso é organizado pela Rede Jubileu Sul Brasil em parceria com a Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa e Olimpíadas (ANCOP), a 5ª Semana Social Brasileira (SSB) e o Grito dos Excluídos, e acontece nos dias 22 a 26 de abril em São Paulo com a participação de militantes e professores do Brasil, da América Latina e Caribe.

A formação tem o objetivo de promover um momento de estudo sobre o processo de financeirização do Estado em âmbito regional (América e Caribe), com mecanismos de mercantilização ‘patrocinados’ em grande medida pelo Estado, tendo o endividamento como um instrumento para o controle e a dominação da vida e dos bens comuns favorecendo a expropriação e a expansão do capital.

Além desse objetivo o curso quer proporcionar fortalecer os processos locais de luta e resistência contra o modelo de desenvolvimento patrocinado pelo Estado; Incentivar os debates em torno da 5ª Semana Social Brasileira (SSB) e ampliar o debate sobre a Dívida (ilegitimidade) e seus impactos como parte da Campanha a Dívida Não Acabou; Fortalecer a luta e a resistência que os Comitês Populares da Copa e Olimpíadas vêm desenvolvendo contra os desmandos da FIFA, do COI e dos próprios governos locais (remoções, mudanças na legislação, etc.); Trazer o debate, as lutas e a resistência que os Movimentos e organizações sociais do Brasil, da América Latina e Caribe vêm travando em torno do modelo de desenvolvimento que tem gerado mais dívidas sociais, financeira e ecológica; Fomentar cursos semelhantes local e regionalmente como continuidade, deste modo fortalecendo nossas alternativas e a superação destas formas de dominação.

O curso está sendo realizado na Casa de Eventos Sagrada Família, na Rua Pe. Marchetti, 237 – Ipiranga, Ipiranga, São Paulo, Brasil. CAFOD, FASTENOPFER, CESE e PACS apoiam a realização do curso. Veja aqui a programação completa do curso e outras informações.

Fotos do primeiro dia (por Roger Pires)

Contato: Rosilene Wansetto [11] 99116.3721/ 96369.9878 ou Francisco Vladimir [85] 9969.7804