CESE: 40 anos de luta por direitos humanos, desenvolvimento e justiça

A Assembleia Legislativa da Bahia, realizará, no dia 06 de junho, quinta-feira, Sessão Especial para celebrar os 40 anos da CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço. A proponente da Sessão é a deputada Neusa Cadore (PT/BA). Marcada para as 14:30h horas, a Sessão contará com a presença confirmada da Ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, de secretários de estado e das principais lideranças dos movimentos sociais do país, como João Pedro Stedile(MST Nacional).

Lançamento do Livro Histórico CESE 40 ANOS

Na data, no lobby do plenário, a CESE lançará o livro ‘’Ecumenismo e Cidadania: A trajetória da Coordenadoria Ecumênica de Serviço’’. A edição conta com 260 páginas e traça um panorama sobre as atividades da instituição desde a sua fundação, durante a ditadura militar, até os dias de hoje. A publicação registra o apoio das igrejas, organismos ecumênicos e agências de cooperação internacional aos movimentos sociais no Brasil para afirmação de direitos humanos.

Exposição ‘’DIREITOS HUMANOS EM IMAGENS’’, do artista plástico J. Cunha.

A exposição apresenta 12 painéis com obras do artista plástico J. Cunha, inspirados nos atores sociais e momentos históricos marcantes na construção da democracia no Brasil nos últimos 40 anos. A exposição ficará de 3 a 7 de junho no saguão da Assembleia e seguirá pelos estados de São Paulo, Pará e Distrito Federal, durantes os debates que serão promovidos pela CESE no segundo semestre de 2013.

Sobre J. Cunha: Artista premiado, de múltiplas linguagens, cenografia, figurinos, design gráfico, adereços e pinturas, tem como forma de expressão a cultura popular. Participou de inúmeras exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior.

Assembleia Legislativa da Bahia

Palácio Dep. Luis Eduardo Magalhães – 1a avenida, 130, CAB, Salvador-Bahia

Horário: 14:30h

Sobre a CESE

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço é uma entidade ecumênica, sem fins lucrativos, com sede em Salvador/BA. A CESE é uma ONG de muita credibilidade e que dispõe do apoio de várias organizações internacionais como: Norwegian Church Aid Actialiance (Noruega), Brot Fur Die Welt (Alemanha), Canadian International Developement Agency (Canadá), Christian Aid (Reino Unido), Church World Service (EUA), ICCO (Holanda), entre outras.

Em quatro décadas de trabalho, já apoiou mais de 10 mil projetos de organizações populares em todo o Brasil, numa média de 400 projetos apoiados por ano. Com isso, a CESE já contribuiu para melhorar a qualidade de vida de aproximadamente 9,5 milhões de pessoas. Através de sua atuação, a CESE beneficia as populações rurais e urbanas de todo o Brasil que vivem diretamente as consequências da extrema desigualdade no país, lutando de forma organizada pela afirmação de direitos individuais e coletivos.

Falar sobre a CESE é falar de transformação social. Por isso, a sua história só pode ser contada no plural, com a participação de quem fez e faz parte da sua trajetória.

“Eu creio que a CESE, em seus quase 40 anos, mostrou fidelidade e continuidade. Fidelidade em apoiar os projetos da base, especialmente aqueles ligados aos Direitos Humanos, mas os Direitos Humanos na perspectiva dos pobres, que é o direito à vida…”

Leonardo Boff (Teólogo / Filósofo / Escritor)

Assessoria_________________________________________________________________

CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Patricia Gordano – Comunicação, parcerias e alianças

imprensa@cese.org.br I www.cese.org.br

71 21045457 I 71 99787846