Democracia, abre as asas sobre o Rio: Anti-sorteio da Copa do Mundo hoje, a partir das 17, em frente ao Maracanã

Por Juca Kfouri0

 – Ato público com intervenção artística vai mostrar quem está ganhando com os mega-eventos no Brasil

– População pede por um Maracanã público e popular, assim como pelas garantias de atletas, indígenas e torcedores que dependem do complexo

Para tentar esconder o descontentamento da população com os absurdos feitos em nome da Copa do Mundo, o governo federal, a Fifa e seus patrocinadores levaram o sorteio das chaves para dentro de um resort fechado na Bahia. Entretanto, isso não vai impedir que a população esteja nas ruas mostrando que essa festa paga com o nosso dinheiro – e para a qual não fomos convidados – não vai ficar barata. Nesta sexta-feira, a partir das 17h, ocorrerá o “Anti-Sorteio da Copa do Mundo” em frente ao Estádio do Maracanã.

O ato vai mostrar que de um lado temos os times das empreiteiras, da Fifa, de seus patrocinadores e dos governos. Do outro, quem paga pela Copa e sofre com suas consequências: atletas do Estádio de Atletismo Célio de Barros, única pista pública de atletismo no Rio, fechada a três anos das Olimpíadas na cidade; torcedores que foram expulsos do Maracanã pela elitização do espaço; atletas do Parque Aquático Julio Delamare, que ainda não foi completamente reconstruído após sua quase demolição; indígenas que querem respeito por suas tradições e pelo seu espaço de direito, a Aldeia Maracanã; camelôs que são agredidos e proibidos de trabalhar; alunos e estudantes que foram ameaçados de perder a Escola Friedenreich; e todos nós brasileiros que estamos assistindo o assalto aos cofres públicos sob o pretexto da Copa do Mundo.

O encontro vai acontecer em frente à estátua do Bellini, lembrando também que a venda do Maracanã para a Odebrecht e para a IMX foi feita por meio de uma licitação completamente fraudulenta, com prejuízos imensos a toda a população. Queremos a devolução do estádio. O Maraca deve ser um espaço público e popular!

Anti-Sorteio da Copa do Mundo

Em frente à Estátua do Bellini, Maracanã, às 17h

Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas no Rio de Janeiro

Frente Nacional dos Torcedores

Informações para a imprensa

Mario Campagnani 21 99849-2025

Do BLOG http://blogdojuca.uol.com.br/