Mulheres de São José dos Campos (SP) participam de encontro sobre cartografia social que aborda situação de violência

Por Rogéria Araújo | Comunicação Jubileu Sul Brasil

As mulheres em situação de violência que moram em São José dos Campos, em São Paulo, participam do encontro que o projeto “Nós, mulheres, na defesa e na luta por direitos” realiza no próximo dia 14 de abril, das 9h às 13h30, na sede do Centro Dandara (Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 69). O objetivo deste encontro é tratar de uma cartografia social/diagnóstico social sobre o a rota crítica da violência que atinge as mulheres na cidade.

O encontro faz parte do leque de ações do projeto. A cartografia social, de acordo com a coordenação do projeto, é um instrumento que vai possibilitar oferecer um panorama mais amplo do contexto de violência que afeta as mulheres do local. Que tipo de violência sofrem? Qual a região da cidade onde os casos são mais frequentes? Questões como estas ajudarão a identificar as formas e soluções para que as mulheres possam buscar seus direitos seja através da auto-organização ou do poder público.

O Centro Dandara que, junto com a rede Jubileu Sul Brasil, coordenadora do projeto, já realiza anualmente o curso de Promotoras Legais Populares, somará importantes informações no encontro.

O projeto “Nós, mulheres, na defesa e na luta por direitos” ocorre nos territórios de Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza, São Paulo e São José dos Campos e tem por objetivo realizar um ciclo de formação e articulação das mulheres nos territórios ao longo de um ano. O projeto é uma realização da rede Jubileu Sul Brasil com apoio do Instituto Irmãs da Santa Cruz, Adveniat, Cafod e DKA.

Confira a programação:

9h- Abertura

– Fala da Coordenação do Projeto (Jubileu Sul)

– Fala da Coordenação do Projeto (São José dos Campos)

Apresentação das participantes

9h40 – Apresentação da Minuta da Rota Crítica para apontamento de mais indicativos pelas participantes, problematização a partir de diversos olhares

11h – Como será sistematizada a Cartografia “Rota Crítica das Mulheres em Situação de Violência em São José dos Campos”?

12h Lanche colaborativo

12h30 – Apresentação da Rota Crítica com Apontamentos  e Modelo de Apresentação da Cartografia.

Mais informações:

e-mail centrodandara@terra.com.br

Telefone 012 32044508