15 a 17/11/2013 – Brasília/DF

Irmãs e irmãos de caminhada,

O Movimento Nacional Fé e Política foi criado em junho de 1989, no Rio de Janeiro, durante um encontro de um grupo de pessoas unidas pela fé cristã e engajadas em movimentos sociais, partidos políticos e mandatos populares, com o objetivo de alimentar a dimensão ética e espiritual que deve animar a atividade política.

Deixar-se animar pelo Espírito de Vida é a essência do Movimento Fé e Política, que tem caráter ecumênico, aberto a todos, que não propõe diretrizes para a ação política dos cristãos, nem se comporta como se fosse uma tendência político-partidária, mas que luta pela superação das desigualdades sociais provocadas pelo modelo de sociedade capitalista. Animados pela fé e desafiados pela causa da Justiça do Reino, estão engajados na grande causa da construção de um sistema socioeconômico solidário e respeitoso da vida humana e de todas as demais expressões de vida no Planeta.

O Movimento Fé e Política pretende, pois, propiciar aos cristãos engajados na política um espaço de reflexão das atividades à luz da fé, dos valores evangélicos e dos deságios dessa realidade marcada ainda pela pobreza e exclusão.

Alimentar a fé para que ilumine a ação e se manifeste em compromissos humanitários e sociais concretos constitui grande desafio na era da ‘globalização’.

“Meus irmãos, se alguém diz que tem fé, mas não tem obras, que adianta isso? Por acaso a fé poderá salvá-lo? Por exemplo: um irmão ou irmã não têm o que vestir e lhes falta o pão de cada dia. Então alguém de vocês diz para eles: «Vão em paz, se aqueçam e comam bastante»; no entanto, não lhes dá o necessário para o corpo. Que adianta isso? Assim também é a fé: sem as obras, ela está completamente morta” (2Tg, 2, 14-17).

Os grandes encontros Fé e Política, abertos a todos, em âmbito nacional, começaram a realizar-se a partir de 2000, sendo o 1º em Santo André, SP, reunindo cerca de 3.000 pessoas.

O 2º Encontro Nacional aconteceu em 2002, em Poços de Caldas, MG, com 4.000 participantes. Goiânia, GO, acolheu o 3º Encontro com 6.000 pessoas. Em Londrina, PR, em 2005, houve o 4º Encontro, com 5.000 pessoas. Em 2006 o 5º Encontro Fé e Política foi para Vitória, ES, reunindo 4.000 participantes. Na sequência dos encontros, o 6º aconteceu em Nova Iguaçu, RJ, em 2007, com 5.000 participantes. A 7ª edição foi em Ipatinga, MG, em 2009, com 5.000 presentes. O 8º. Encontro se deu em Embu das Artes, SP, 2011, também acolhendo quase 5.000 participantes.

E chegamos ao 9º Encontro Nacional Fé e Política, a realizar-se de 15 a 17 de novembro de 2013. E nós, da equipe local de sua organização e preparação, teremos a alegria de receber a todas e todos quantos venham participar do 9º Encontro, que terá como eixo central de reflexão: “Cultura do Bem Viver: partilha e poder”. Além das grandes palestras no início e ao final, o encontro possibilitará também a participação em algum dos 26 fóruns temáticos previstos, a indicar no ato da inscrição.

Numerosas famílias de boa vontade das comunidades cristãs próximas ao local do evento (Universidade Católica de Brasília – UCB, Taguatinga Sul/DF), desde já estão se preparando para acolher carinhosamente, aqui no Planalto Central, a quem vier, de perto ou de longe, de norte a sul, do leste ao oeste do Brasil, ou mesmo de além-fronteiras, oferecendo-lhes espaço de dormida, café da manhã e jantar. O almoço ficará por conta do evento, na própria Universidade.

As inscrições podem ser feitas com o preenchimento da ficha que está disponível no seguinte link:

http://www.fepolitica.org.br/index.php/component/content/article/1-latest-news/179-seminario-nacional-fe-politica-2013

No link acima também estão indicados os prazos, valores e forma de pagamento da taxa de inscrição, fóruns temáticos e outras informações úteis.

Para os grupos, comunidades ou pessoas individualmente se prepararem melhor para o 9º encontro, participando diretamente em novembro em Brasília, ou participando em suas comunidades, temos a Cartilha dos Círculos Bíblicos, com sete ricos roteiros de encontros, preparados por Frei Carlos Mesters e Francisco Orofino.

O site para compra da cartilha é <www.cpp.com.br>. Quem comprar pelo site terá 5% de desconto. Pedidos pelo: 0800 703 8353 – ao preço de R$ 2,00.

Informações sobre a Secretaria Executiva local:

• Endereço: Setor Diversões Sul – SDS – Ed. Miguel Badya, Bloco ‘L’, No. 30, 2o. Andar, salas: 215/217/219, Asa Sul, ao lado do Conic, Rodoviária Central, Brasília – DF

• Responsável: Renato Thiel

• Horário atendimento: 2a. a 6a. feira – 14h às 18h

• Contatos: Fones: (61)8513-8100 (oi) – (61)3226-8642

E-mail: nonoencontronacional@gmail.com

Site: www.fepolitica.org.br

Na alegria em podermos receber e acolher a todos quantos virão participar do 9o. Fé e Política, enviamos a nossa calorosa saudação e nosso abraço.

Brasília, 19.08.2013

DANIEL SEIDEL – Coordenação DF

RENATO THIEL – Secretaria

 

Deixe um comentário