Queridos companheiros e companheiras de luta
Em novembro de 2015, as organizações sociais cubanas, junto às redes e articulações regionais com a presença dos movimentos populares de todo o continente, celebramos em Havana, o Encontro Hemisfério Derrota da ALCA, dez anos depois. Com este esforço construímos como espaço de diálogo permanente, a Jornada Continental pela democracia e contra o neoliberalismo, desde então temos compartilhado agendas de luta com eixos na defesa da democracia, da soberania e da integração dos povos, contra ao livre comércio e as transnacionais na região.
Dando novos passos a esse caminho e conscientes da necessidade de fortalecer uma agenda única e de articulação de forças da esquerda no continente, a Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo e o Capítulo Cubano de Movimentos Sociais, convocamos para o “Encontro Anti-imperialista pela Democracia e contra o Neoliberalismo”, a ser realizada em Havana, Cuba, de 1 a 3 de novembro de 2019.
Nestes anos de construção permanente temos convocado mobilizações em nossos países, criamos documentos base de caráter político pedagógico para a militância, desenvolvemos o Encontro Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo em Montevidéu em 2017, onde fortalecemos nossa experiência de convergência da comunicação popular, tivemos amplos e profundos debates e chegamos a um documento final com forte consenso anti-imperialista, anti-patriarcal e anti-colonial para enfrentar o cenário que Estamos vivendo na região.
Hoje em nosso continente se aprofundam as políticas neoliberais de submissão a uma nova ofensiva de caráter imperialista e oligárquico, o capitalismo destrói nossos povos e territórios mediante as mais perversas expressões do capital transnacional, fortalecendo discursos e práticas fundamentais e conservadoras contra a dignidade humana, que criminalizam as lutas e as lideranças sociais e políticos, destroem a possibilidade de viver em harmonia com a natureza. Neste contexto, precisamos fortalecer nossas alternativas com todos aqueles que abraçam o acumulado que construímos para continuar a disputar o nosso horizonte de independência e justiça social. Por isso, somos convocados para Havana.
Convidamos os movimentos populares, redes e plataformas do continente, todas as forças políticas de esquerda a assumirem este CONVITE, subscrevendo-o e comprometendo seus esforços em prol da mobilização para reencontrar-se em Cuba, em um espaço inclusivo, aberto, diverso, confiável, diálogo e compromisso político. Teremos debates voltados ao fortalecimento da articulação e da unidade em ação frente a todos esses desafios no compromisso emancipatório e anti-sistêmico dos movimentos sociais e populares.
Vamos fazer esta reunião, com a participação de todos, uma vez que é testemunho da nossa vontade de lutar e vencer, que promove o processo de enraizamento iniciado a partir Dia Continental dentro de nossos países com base em nossas organizações, e permitem visualizar e articular as mais diversas expressões das lutas e resistências existentes.
Para assinar a chamada, você pode escrever para: enc.jornada2019@gmail.com
Conferência Continental para a Democracia e contra o Neoliberalismo.
Capítulo cubano dos movimentos sociais
#SeguimosEnLucha #JornadaContinental

Deixe um comentário