Redação / Rede Jubileu Sul Brasil
Acionistas da Fraport AG, empresa que conquistou a concessão dos aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre pelos próximos 30 e 25 anos, respectivamente, realizaram ontem, 29, reunião na cidade de Frankfurt, na Alemanha, onde está localizada sua sede. Na ocasião, considerada uma das reuniões mais importantes do ano para a empresa, os acionistas contaram com a participação dos Amigos da Terra – Alemanha, entidade solidária às reivindicações dos moradores da Vila Nazaré, já impactados com os planos de expansão do aeroporto.
Durante a reunião dos acionistas, um representante do Amigos da Terra – Alemanha falou por dez minutos sobre a luta e a resistência da Vila Nazaré que é vizinha do aeroporto e está ali localizada há cerca de 60 anos. Além de denunciar as violações cometidas pela Fraport, o integrante do Amigos da Terra denunciou  ações da Itazi Engenharia, da prefeitura de Porto Alegre e da Brigada Militar contra a comunidade.
Os discursos foram feitos com informações enviadas por moradores da Vila Nazaré, pela Associação dos Moradores da Vila Nazaré (Amovin), pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), pelos Amigos da Terra e pelo Coletivo Catarse. Em resposta às denúncias, o CEO (chefe-executivo) da Fraport, Stefan Schulte, respondeu que a Fraport não tem responsabilidades frente a remoção da Vila Nazaré.
“Esse é um problema da prefeitura. Todo mundo vai receber casa nova sem ter que gastar nada, então as pessoas não teriam do que reclamar”, disse Schulte.
Em resposta, o coletivo de movimentos em defesa dos moradores da Vila Nazaré escreveram. “A Nazaré não é uma ocupação ilegal, está ali há cerca de 60 anos e tem direito de posse àquela terra. A Fraport tem sim que se responsabilizar pelos danos causados à comunidade, se ela quer a pista do aeroporto, nós queremos os nossos direitos, só isso”, registrou o coletivo.
Entre as reivindicações dos moradores estão o desejo de permanecer na região com acesso a serviços de moradia, saúde, transporte, segurança, educação. Segundo jornalistas do Movimento Catarse, sob a justificativa das obras de expansão da pista do aeroporto Salgado Filho, as famílias da Vila  Nazaré, estão sendo ameaças de perderem suas casas. Sem negociação, a prefeitura quer dividir a comunidade que ali se estabeleceu, mandando parte das famílias para apartamentos do Minha Casa, Minha Vida no bairro Sarandi, onde hoje está a Ocupação Senhor do Bom Fim, e outra parte para o bairro Mário Quintana, próximo ao Loteamento Timbaúva.
A decisão não agrada os moradores: não querem ser empurrados para mais longe, tendo arrancadas suas raízes de uma comunidade onde se sentem seguros. Também não querem se separar da vizinhança com quem cresceram e criaram laços.

Deixe um comentário