Por Rogéria Araujo | Comunicação JSB
A rede Jubileu Sul Brasil realizou nos últimos dias 11 e 12 de novembro sua segunda reunião geral de coordenação do ano de 2016, no Rio de Janeiro. Reunindo representantes de movimentos sociais, pastorais, entidades, redes, fóruns de várias partes do país, o propósito do encontro foi o de avaliar a atuação da rede e traçar estratégias e ações de planejamento para os próximos anos.
De acordo com Rosilene Wansetto, secretária geral da rede, este momento onde nos encontramos para avaliar e discutir os próximos passos é fundamental para fortalecer as ações que desenvolvemos como rede e em parceria com as entidades membros, lutas estas que acontecem nos territórios, nas comunidades e na defesa dos direitos dos povos.
O momento também serviu para discussão sobre o posicionamento da rede diante da atual conjuntura brasileira, onde os direitos básicos vêm sendo constantemente ameaçados por conta das políticas repressoras impostas pelo golpe de Estado claramente apresentada na PEC 241 (aprovada na Câmara dos Deputados) e agora 55 (em debate no Senado) onde visa cortar e congelar recursos públicos em áreas estratégicas como Saúde, Educação, Assistência Social por 20 anos, ao invés de promover mudanças no sistema de endividamento.
Para a rede, este é um dos cernes do problema e que precisam de medidas urgentes para que a situação seja revertida. A Dívida Pública brasileira consome quase metade do orçamento público e quem cobra essa dívida dos povos são os rentistas e especuladores. A rede denuncia e repudia essa política de endividamento e reafirma que, nós os povos, somos os verdadeiros credores. Da mesma forma, foram levantadas estratégias e ações de resistência que visem combater a criminalização dos movimentos sociais e suas lideranças no Brasil e na região.
A reunião contou, ainda, com a participação da rede Jubileu Sul/Américas, através de Martha Flores, da Nicarágua, coordenadora da rede JSA; e da organização Diálogo 2000 e Campanha Haiti – No Minustah, através de Beverly Keene, da Argentina.

Deixe um comentário