De terça (23) a sexta (26) desta semana, a exposição  Baía de Sepetiba e Santa Cruz: em busca de um futuro legal estará aberta a visitação no Centro  Integrado de Educação Pública Heitor dos Prazeres (Ciep) em Pedra de Guaratiba . O CIEP localiza-se na Estrada da Matiz, s/n.

 Um desenvolvimento que adoece

Levantamento realizado em 2013 pelo Pacs demonstra que a ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) é responsável pela violação de vários direitos das pessoas que vivem na Zona Oeste do Rio de Janeiro, sobretudo nas regiões de Santa Cruz e Pedra de Guaratiba impactando desde a economia (com danos à pesca artesanal) até a saúde (com relatos de moradores adoecidos pelo fenômeno conhecido como chuva de prata). Tais impactos atingem principalmente as mulheres, responsáveis pelas tarefas domésticas de limpeza e pelo cuidado com crianças, jovens e pessoas idosas doentes. Tais temas foram sistematizados na cartilha A chuva de prata em Santa Cruz – um desenvolvimento que adoece a gente, compilação dos dados do relatório citado com destaque para o tema da saúde.

Sobre a Exposição

impactos que não são legais

Com fotografias de André Mantelli, a  Exposição Baía de Sepetiba e Santa Cruz: em busca de um futuro legal foi lançada em julho deste ano com a presença de moradores do bairro que colaboraram na produção das fotografias. Após o lançamento no Centro do Teatro do Oprimido,  seguiu em itinerância ficando aberta à visitação na Escola Politécnica da Fiocruz – Fundação Instituto Oswaldo Cruz.

Esta é uma ação do Pacs que busca fortalecer as atividades da Campanha PARE TKCSA, cujo objetivo é denunciar e cobrar reparações contra as violações de direitos humanos cometidas pela Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) sobre os/as moradores/as de Santa Cruz e pescadores/ras da Baía de Sepetiba, na  Zona Oeste do Rio de Janeiro. Além de reforçar a resistência dos moradores e pescadores, a exposição pretende mostrar a beleza, a riqueza e o potencial da região.

Confira aqui todas as fotos

Assista o vídeo de divulgação da exposição

Mais informações: 2210-2124 (Pacs)

Por Iara Moura, Pacs

Deixe um comentário

Close Panel