Novo Prazo | Entidades do JSA têm até 10 de janeiro para envio de propostas de projetos

A ajuda financeira a terceiros é direcionada exclusivamente às organizações membros do Jubileu Sul Américas e varia de acordo com a categoria do edital

Por Comunicação | Rede Jubileu Sul

As entidades membro do Jubileu Sul Américas em toda a América Latina e Caribe têm agora até o dia 10 de janeiro para submeterem propostas de projetos – de âmbitos local, regional e internacional em áreas estratégicas na defesa dos direitos humanos e ambientais. O resultado da seleção será publicado no dia 20 de janeiro neste site e do JSA.

O convite público, chamado “Ajuda a terceiros” está disponível, em espanhol e português, nos sites do Jubileu Sul Américas e Jubileu Sul Brasil, e apresenta detalhadamente as diferentes categorias e regras para apresentação de propostas, bem como um formato básico para apresentação da proposta que pode auxiliar a entidade.

A ajuda financeira a terceiros é direcionada exclusivamente às organizações membros da Rede Jubileu Sul Américas. Segundo o próprio edital da rede JSA, essa ajuda busca fomentar a participação das organizações sociais nos espaços de formulação de políticas públicas e de defesa dos direitos, de soberania e da democracia, favorecendo, fortalecendo e ampliando a capacidade das organizações para desenvolverem alianças na construção de um desenvolvimento alternativo e sustentável.

Em 2019, o apoio foi destinado ao Grito dos Excluídos no Brasil, e Ari Alberti, coordenador nacional da organização falou da importância do apoio.  “Foi de extrema importância, primeiro porque ele nos possibilitou executar o que estava planejado, e produzir e distribuir os materiais por todo o Brasil para animar o processo de construção do Grito”.

Karina Pereira e Ari Alberti apresentam o Jornal do Grito, na secretaria nacional, em São Paulo | Foto Karla Maria

O jornal do Grito dos Excluídos 2019, distribuído em todo o país, foi um dos materiais, ao lado de banners, cartazes e camisetas financiados com o aporte repassado pelo Jubileu Sul Américas.

O Grito dos Excluídos aconteceu em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal, conformando-se como uma das maiores mobilizações populares do país. “Conseguimos realizar, depois de 24 anos, um primeiro encontro com comunicadores do Grito para discutir a comunicação e esse foi um passo importante e continuar”, avaliou Alberti.

O Apoio a Terceiros é uma das ações do projeto “Fortalecimiento de la Red Jubileo Sur / Américas en el logro del desarrollo y de la soberanía de los pueblos latinoamericanos y caribeños” financiado pela União Europeia, no marco da chamada Fortalecer las redes regionales, europeas y globales de la sociedad civil (OSC).

O prazo para envio de propostas termina no dia 10 de janeiro, e elas devem ser dirigidas à Secretaria do Jubileu Sul Américas por meio dos e-mails secretaria@jubileosuramericas.net edital@jubileusul.org.br com assunto: Projeto Convocatória – Convite Público N. º 006/2019.

Mais informações no próprio edital português | edital espanhol.

A seguir

Tribunal popular julgará crimes da missão da ONU que causou 30 mil mortes no Haiti

Tribunal popular julgará crimes da missão da ONU que causou 30 mil mortes no Haiti