A Pastoral Operária do Estado de São Paulo lançará no próximo dia 28 de abril a campanha “Acidentes de Trabalho – culpa da vítima?” com a exibição de vídeo com o mesmo nome. O lançamento acontecerá a partir das 10h, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Sul 1. Haverá, ainda, uma conversa sobre a situação de insegurança enfrentada por trabalhadores e trabalhadoras no Brasil.
Em seguida ao vídeo, a assessoria ficará por conta de Gilmar Ortiz, engenheiro de Segurança no Trabalho e integrante da Pastoral Operária e Dom Antônio Celso Queiroz, bispo referencial da Pastoral Operária.
De acordo com a PO, “além de denunciar o enorme número de mortes por acidentes no trabalho, a Campanha visa também desmistificar o ato inseguro. O ‘ato inseguro’ é o argumento que as empresas utilizam para afirmar que a culpa pelos acidentes no trabalho é do próprio trabalhador e assim, tentam se livrar da responsabilidade delas, que é preservar a saúde de seus empregados”.
pastoral operariaDia 28 de abril – Dia em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho
Instituída pela Organização Internacional do Trabalho em 2003, a data vai mais além e presta uma homenagem a todas os trabalhadores e trabalhadoras que foram vítimas de acidentes em ambiente laboral. A data foi motivada por conta de uma explosão nos Estados Unidos, que matou dezenas de operários que trabalhavam numa mina.
Os dados no Brasil, mesmo que não atualizados, dão a dimensão da realidade que é a insegurança para a classe trabalhadora. Segundo os últimos dados do Ministério do Trabalho, em 2013, foram registrados  717.911 acidentes no trabalho, com um saldo lamentável de 2.797 mortes.
Serviço:
Lançamento Campanha “Acidentes de Trabalho – culpa da vítima?”
Data: 28 de abril de 2016 – Quinta Feira.
Hora: das 10 horas às 12h30
Local: Sede da CNBB Regional Sul 1.
(Rua Conselheiro Ramalho, 726 – São Paulo)
Contatos:
(11) 9 8249-7086 (Toninha) | (11) 9 8317-9376 (Cidinha)
E-mail: poestadualsp@gmail.com
Whats App: (11) 9 8285-5835 (TIM)

Deixe um comentário