Por Rede Jubileu Sul Américas, direto de Bruxelas
Debater os modelos de cooperação no contexto da diversidade cultural dos povos e debater os retrocessos nos processos democráticos na América Latina tem e no Caribe tem sido um dos temas apontados por Martha Flores, coordenadora da Rede Jubileu Sul Américas, no Fórum Político de Desenvolvimento, em Bruxelas. O Fórum é promovido pela Comissão Europeia, que está sendo realizado entre os dias 13 e 15 deste mês.
Para Martha, este é um espaço importante para se discutir a perda dos Direitos Humanos e o aprofundamento de um modelo que criminaliza as defensoras e defensores da vida, da natureza, e de denunciar as grandes corporações que cometem crimes contra as pessoas e o meio ambiente.

Martha Flores, coordenadora da Rede Jubileu Sul Américas durante Fórum Político de Desenvolvimento, na Bélgica | Danny Gys / Reporters

“Todos estes elementos fazem parte da tentativa de colocar em prática os objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a participação da Rede Jubileu Sul /Américas neste fórum nos permite escutar e aprender com as experiências de outras organizações, além de apresentar nossas posições e propostas”, disse Martha, direto de Bruxelas.
Entre os objetivos do Fórum, estão aprofundar as estratégias que estão em desenvolvimento e das alianças entre os diversos setores, aprofundar as análises e propostas de operacionalização dos Convênios Marcos de Cooperação e sua vinculação na implementação da agenda de 2030, além de ampliar os diálogos entre os diversos setores presentes no fórum.
O Fórum pretende ainda promover um espaço favorável para que as organizações participem nos processos internacionais e na formulação de políticas nacionais, que aumentem a capacidade das entidades locais de se fortalecerem e desenvolverem alianças regionais e mundiais, melhorando suas atuações como atores independentes em busca do desenvolvimento justo e sustentável dos povos.

A presente publicação foi elaborada com apoio financeiro da União Europeia. Seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva do Instituto Rede Jubileu Sul Brasil e Rede Jubileu Sul Américas e não reflete necessariamente os pontos de vista da União Europeia.

Deixe um comentário