Redes e Movimentos sociais em apoio à luta do Movimento de Afetados pela Nemagón Asotraexdan na Nicarágua

Por Jubileu Sul/Américas

jsaDesejamos expressar nosso sentimento e respaldo à luta histórica que as e os companheiros do Movimento de Afetado pela Nemagón Asotraexdan, conhecido como NEMAGON FUMAZONE (DBCP), na Nicarágua, vem realizando há mais de 20 anos.

Nosso respaldo se baseia no acompanhamento e reconhecimento que estamos fazendo nos últimos 10 anos, nos quais constatamos os efeitos letais que o pesticida tem causado nos companheiros e em suas famílias, ou seja, na vida de todas as comunidades que foram destinadas como espaço para o plantio de banana.

Sabemos que esta é uma luta que já passou por diferentes etapas e, em cada uma delas, a coragem e a necessidade de luta por uma indenização justa para as vítimas têm sido o motivador para avançar; Também destacamos que a necessidade de preservar o espaço vital que constitui o meio ambiente e todos seus componentes.

Desejamos respaldar a demanda que o Movimento apresentou para a transnacional DOLE FRUIT COMPANY INC, responsável pela contaminação de toda a área do ocidente do país, pela morte de milhares de seus trabalhadores, de seus familiares, das gerações que estão vindo que poderão ser afetadas, pelos efeitos prejudiciais e permanentes na vida humana, animal e vegetal, bem como a contaminação dos aquíferos e no solo.

Exigimos que se realize um processo de indenização dos danos às vítimas, por parte da empresa; e das autoridades correspondentes exigimos que seja reconhecida e aceita a demanda apresentada pelo Movimento.

Fazemos um apelo à solidariedade nacional e internacional para respaldar a luta de nossos irmãos, para agitar nossas vozes em prol da vida, da dignidade de todas as comunidades que têm sido afetadas direta ou indiretamente pela Dole Fruit Company Inc.

Manáua, Nicarágua

21 de Agosto 2015

Secretaria Regional JS/A

A seguir

Agenda Brasil promove o fim do Sistema Único de Saúde

Agenda Brasil promove o fim do Sistema Único de Saúde