card atualPor Rogéria Araújo | Comunicação Jubileu Sul Brasil

“Haiti e Brasil: O que temos em comum?”. Esta é a pergunta que motiva a Roda de Conversa que será realizada no próximo dia 19 de agosto, das 19h30 às 21h30, na sede do Sindicato dos Advogados (rua Abolição, 167), em São Paulo. Trata-se de uma oportunidade de conhecer mais as semelhanças e histórias que, de alguma forma, ligam os dois países tanto no campo cultural, como no político. O evento integra a Campanha Permanente em Solidariedade com o Haiti.

Laure Jeanty, integrante da associação USIH (União Social dos Imigrantes Haitianos), adianta um pouco sobre o que tratará a Roda de Conversa e explicou que o objetivo é fazer com que os brasileiros conheçam mais sobre os haitianos que vivem no Brasil e também o inverso. De acordo com ela, esta é uma forma de integrar mais os povos e as lutas semelhantes que existem entre os dois países e promover uma melhor convivência.

“Por exemplo, a crise política que as pessoas estão vivendo aqui no Brasil, no Haiti também acontece a mesma coisa. Essa questão de presidente provisório que temos, hoje, aqui no Brasil, no Haiti também é uma realidade. Temos um presidente provisório até as próximas eleições que serão em outubro”, afirmou.

A Roda de Conversa vai trazer questões relevantes, como a presença das tropas da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah) que, há 12 anos ocupam o país caribenho. “É um ponto central desta atividade. Nós queremos a retirada das tropas. Ao invés de ajudar, como eles [soldados] dizem nos discursos deles, na educação, na saúde, na segurança, o que vemos são estupros, violência, pessoas perdendo o direito de se manifestar. É uma luta e não é fácil. Temos todo um conjunto de argumentos para pedir que as tropas saiam”, disse.

Programação

A programação começará às 19h30, com acolhida e exibição do vídeo “100 anos de Ocupação do Haiti”, produzido pelo coletivo Memória Latina, em parceria com o Jubileu Sul Brasil e Américas. Na sequência, acontecerá o debate “O haitianismo no Brasil”, tema que será abordado por Miguel Borba de Sá, doutorando em Relações Internacional pela PUC-Rio, integrante do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS), e membro da rede Jubileu Sul Brasil.

A atividade é uma realização da União Social dos Imigrantes Haitianos (Usih) e da rede Jubileu Sul Brasil, e conta com parceria do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), Uneafro e Comitê Pró-Haiti.

Para saber mais:

https://www.facebook.com/events/1682597278727333/

Campanha Permanente em Solidariedade com o Haiti

https://jubileusul.org.br/temas/haiti

https://haitinominustah.info/

www.usihaitianos.org

Deixe um comentário