E lá se vão 15 anos! Nesse período foram tantas lutas, tantas bandeiras e muitos punhos erguidos. Brigamos, resistimos, choramos, ganhamos, perdemos, persistimos…Nisso tudo crescemos como rede, fortalecemos o desejo que nos norteou desde o início: que a vida e os direitos sociais devem estar acima de qualquer modelo de dominação que exista para oprimir. Nada pode aniquilar a dignidade do povo. Nada!

Somos Jubileu Sul Brasil.

A demanda principal – o cancelamento das dívidas e demais processos de dominação – segue latente na rede. É o que nos move. Foi com essas demandas que o Jubileu traspassou limites, foi além, se fez presente na conjuntura nacional e regional.

Não devemos. Não Pagamos! Mais que um lema ou uma palavra de ordem, tudo o que cerca a dívida – e demais modelos de financeirização nocivos – passa pelo crivo da injustiça, da exclusão, do empobrecimento dos povos, da ilegalidade. Por isso repetimos à exaustão que os povos são os verdadeiros credores.

A rede Jubileu Sul Brasil é debutante, uma menina vestida em muita rebeldia, esforço e ousadia, indo às ruas para dizer a que veio. Muito ainda há que se percorrer, muitas lutas estão por vir. Mas nessa estrada de 15 anos, paramos no aqui/agora, e olhamos para trás. O que vemos? Que tudo está valendo a pena, que nada foi e nem será em vão.

Deixe um comentário