“A Copa das Copas”, esse é o jargão que insiste em sair dos corredores do Planalto e nas redes sociais da presidenta que um dia lutou contra a ditadura e o grande capital. A Copa do Mundo do Brasil é um sonho antigo e defendido pela grande mídia, que obviamente visava os seus patrocínios multimilionários para o pré e todo o período de realização do evento.
A comemoração no auditório assemelhava-se à comemoração de um grande clássico: mãos para cima, lágrimas, abraços e gritos. Um presidente, um rei e vários homens de preto gritavam: a Copa é nossa! Hoje, alguns desses, que um dia tiveram que sofrer com o regime militar, instalaram no Brasil o estado mais policialesco desde o fim da ditadura. E o slogan “Brasil, ame-o ou deixe-o!” reapareceu, tomando para o Estado e as classes mais abastadas o direito à paixão de todo um povo, elitizando o futebol! Removendo comunidades! E destinando bilhões em investimentos para projetos que não beneficiam quem mais precisa.
E para um evento onde os gastos públicos não ultrapassariam 5 bilhões… estamos chegando na casa dos 30 bilhões de reais. Confiram o vídeo “Cartão Vermelho para a Copa – #COPApraQUEM?” e saibam um pouquinho sobre o outro lado da Copa.
Produção: Diego Castro
Edição: Luiza Rossi
Roteiro: Diego Castro / Luiza Rossi
Direção de Arte: Diego Castro / Renato Moll
Ilustrações temáticas: Renato Moll
Narração: Luiza Rossi / Manuela Melo

Fonte: http://10porhora.org/rede10porhora/index.php

Deixe um comentário