A Plataforma Haitiana para a Promoção do Desenvolvimento Alternativo deseja expressar aqui suas análises e recomendações sobre a atual crise em nosso país agravadas pelas terríveis ameaças do COVID-19.

A. A pandemia SARS-Cov2 e a crise multidimensional do sistema capitalista global

Nosso país está sendo atingido duramente pela nova fase da crise econômica e financeira que está abalando o mundo. Para compreender essa crise, é importante notar que, por todas as previsões disponíveis desde meados de 2019, o mundo enfrentaria uma recessão e uma violenta crise financeira no período 2020-2021, como resultado do funcionamento do mercado e da lógica do capitalismo transnacional e financeiro. O sistema global nunca se recuperou da crise de 2007/2008 e todos os indicadores apontaram para um novo colapso gerado por níveis insustentáveis de superendividamento, o estouro de uma bolha imobiliária, o acúmulo de títulos corporativos, etc.

O discurso dominante da mídia tenta nos enganar explicando o colapso atual pela ação única da pandemia de Coronavírus. No entanto, é evidente que essa pandemia expõe a aberração, a monstruosidade e a insustentabilidade do sistema capitalista em geral e sua lógica neoliberal em particular.

Antes do SARS-Cov2 aparecer, já havia 200 milhões de desempregados no mundo, 2 bilhões de pessoas – 60% da população economicamente ativa – trabalham no setor informal em condições ultrajantes de precariedade. O capitalismo mata milhões de pessoas todos os anos através de acidentes de trabalho, desnutrição e guerras imperialistas. Só em 2019, a malária matou 405 mil pessoas, a tuberculose cerca de 1.452.000, a desnutrição que afetou quase um bilhão de pessoas matou 3.500.000 e 525.000 crianças menores de 5 anos morreram de diarreia relacionada às condições de vida deploráveis de suas famílias. É claro que a COVID-19 está longe de ser o maior assassino de um mundo onde a cada 2 minutos ele mata uma criança por doença e fome e, ao mesmo tempo, permite que 2.000 bilionários desfrutem do 2/3 da riqueza da humanidade.

A crise SARS-VOC 2 é enxertada em uma crise multidimensional do sistema capitalista que não pode ser resolvida dentro de sua lógica de destruição e morte. A luta contra a disseminação da pandemia deve estar ligada ao fortalecimento de uma luta impiedosa e implacável contra o sistema capitalista e seus modos de dominação neoliberal. O sistema capitalista é um assassino muito mais perigoso do que esta pandemia.

B. As consequências dramáticas da pandemia para os povos do Caribe

A pandemia está afetando brutalmente as economias dos países do Caribe, por isso são necessárias consultas regionais para obter respostas coletivas adequadas. O Caribe está sendo brutalmente atingido pela queda dos preços das commodities no mercado mundial, pela interrupção da cadeia de fornecimento de insumos e matérias-primas utilizadas na indústria, pelo colapso do mercado turístico (lembre-se que o Caribe recebeu 28 milhões de turistas em 2019) pela paralisia do tráfego aéreo, das atividades marítimas e dos fluxos de cruzeiros. Lembre-se que uma empresa como a Labadie’s recebe mais de 650.000 passageiros de cruzeiro por ano no Haiti. Mesmo antes da chegada da pandemia ao nosso solo, os chefes das zonas livres já haviam demitido mais de 2.000 trabalhadores devido à escassez de matérias-primas da Ásia. O alto grau de dependência das atividades econômicas da nossa sub-região e seu papel eminentemente estratégico no comércio internacional explicam a gravidade e a extensão dos danos causados aos povos do Caribe. Em todos os territórios da região, é normal temer os efeitos devastadores de uma redução brutal das remessas de diáspora para seus parentes, que representam mais de 32% do PIB.

C. COVID-19, uma pandemia antineoliberal

A pandemia é um golpe fatal para os principais dogmas da ideologia neoliberal, políticas macroeconômicas e políticas públicas que nos foram impostas desde o início dos anos 1980. Desde a sua fundação, o PAPDA tem denunciado esses dogmas e sua natureza destrutiva para a economia e a sociedade. Mas essa orientação neoliberal tem sido aplicada quase que permanentemente de 1983 a 2020 com os resultados que conhecemos.

Vamos trazer 3 dimensões das políticas neoliberais destruídas por esta pandemia:

1.            O dogma de prioridade que deve ser sempre dado ao mercado global sobre o mercado local e nacional e suas necessidades. A brutal ruptura das cadeias de fornecimento mostra a extrema vulnerabilidade ligada à liberalização do comércio e a necessidade de implementar, ao contrário do que defende os neoliberais, uma estratégia de soberania alimentar que coloque as necessidades vitais da população nos postos de comando e oriente o sistema produtivo para a produção de bens essenciais ao bem-estar da população. É fácil entender as consequências dramáticas da escassez esperada para um país que hoje importa produtos cereais no valor de mais de US$ 400 milhões por ano (em comparação com o nível de importação de US$ 5 milhões dos EUA em 1968).

2.            Estamos presos a uma onda de privatização e mercantilização, em particular de serviços públicos sem precedentes, que levou ao colapso do sistema público de saúde. A tragédia sofrida por países como França, Espanha e Estados Unidos está diretamente relacionada ao desmantelamento dos serviços públicos de saúde, à eliminação de um grande número de leitos, à redução de pessoal e à conversão de hospitais em empresas vulgares geridas de acordo com uma lógica de gestão clássica e o domínio da lógica do benefício das indústrias farmacêuticas. No Haiti, a situação é ainda mais grave com um Estado investindo muito pouco dinheiro em serviços públicos de saúde, 4% do orçamento nacional. O Ministério da Saúde Pública é tratado como um parente pobre e é financiado por mais de 64% pela cooperação internacional. O Estado haitiano investe apenas US$ 13 por ano, per capita, em cuidados de saúde, deixando o fardo dos gastos com famílias que arcam com mais de 30% dessas despesas. Note que a República Dominicana investe US$ 180 per capita e Cuba US$ 781 per capita por ano. Não só os gastos com saúde são insuficientes, mas o governo de Jovenel Moïse reduz a cada ano. Em nosso país, 93% das instituições de saúde faturam com os usuários por suas despesas e até mesmo as chamadas instituições públicas apenas fornecem parcialmente serviços gratuitos. A crise atual mostra mais uma vez que a saúde é um bem público fundamental e que somente o setor público é capaz de atender a essa necessidade coletiva. A saúde é um direito que deve ser garantido por mecanismos de gestão não comercial. De fato, quase todos os países afetados por essa pandemia tiveram que requisitar todas ou parte de suas instituições privadas de saúde e tiveram que fornecer serviços gratuitos e socializados às populações afetadas. A crise atual exige uma mudança radical na direção das políticas públicas para dar a prioridade que merece ao sistema público de saúde, que é o único capaz de garantir o direito à saúde para todos.  Não devemos continuar aceitando que 70% da nossa população não tem acesso à atenção básica à saúde.

3.            A crise da COVID-19 mostra que devemos priorizar a defesa da vida sobre os interesses dos mestres do Capital.  É vital romper com a centralidade da agenda de capital financeiro promovido como alfa e ômega e apresentado como o “curso natural das coisas” baseado na propaganda diária da mídia dominante.  Devemos combater a monstruosidade da mercantilização desenfreada de todos os setores da vida social, caso contrário, avançaremos resolutamente em direção ao suicídio coletivo.

D.  A resposta Governo do Haiti à crise da COVID-19

Desde 19 de Março, o Governo haitiano, através do Presidente da República e seus ministros, tem ido para a ofensiva. Embora um centro de informações permanente sobre a pandemia tenha sido criado desde 16 de março de 2020, a comunicação governamental é insuficiente, demagógica, confusa e inadequada. Reflete claramente um nível inaceitável de amadorismo, a leveza do poder diante das reais necessidades da população, e o nível extremo de dependência de ditames e esquemas priorizados pelos imperialistas. Um governo de fato que parece totalmente desconectado das realidades nacionais e continua a agir com desprezo pela cultura popular.

Deve-se notar que o Haiti não declarou oficialmente os primeiros casos em seu território até 19 de março. O surto de Coronavírus foi anunciado por uma declaração oficial do Governo da República Popular da China em 31 de dezembro de 2019 e a pandemia foi confirmada pela OMS desde 12 de março. O Governo do Haiti desfrutou do enorme privilégio de ter tido quase três meses para preparar e implementar mecanismos apropriados para proteger melhor a população haitiana, aproveitando-se dos erros e sucessos de outros países nesta luta. No entanto, nada substancial foi feito por:

– Fornecer ao nível das capitais de cada província os bens e equipamentos estratégicos na luta contra o Coronavírus. Pensamos em comida, água potável, equipamentos de proteção para profissionais de saúde, oxigênio, luvas, máscaras e líquido hidro alcoólico.

– Convocação de universidades e estabelecimentos de ensino médio para preparar e mobilizar grupos de voluntários dispostos a apoiar a população e os trabalhadores da saúde em caso de surto.

– Mobilizar especificamente médicos aposentados e estudantes de medicina para garantir sua disponibilidade.

– Estabelecer centros de quarentena adequados e garantir o reparo e melhoria de prédios e móveis hospitalares. A deterioração e a insalubridade que reinam em alguns hospitais públicos podem ser vistas até hoje.

– Realizar seminários de capacitação para a preparação técnica, científica e psicológica dos profissionais de saúde.

– Negociar com a gestão as condições de trabalho das unidades de saúde e benefícios profissionais, em especial o pagamento de atrasos e prover bônus associados a um possível excesso de trabalho.

– Apelar à diáspora para que médicos, enfermeiros e técnicos de laboratórios haitianos ou haitianos residentes no exterior possam vir para fortalecer nosso sistema público de saúde com contratos de curto prazo

– Tomar medidas específicas de apoio às pessoas em idade avançada ou que sofrem de doenças crônicas que possam agravar sua situação em caso de contaminação da COVID-19, além de abordar o problema das pessoas em situação de rua, especialmente as crianças em situação de rua;

– Negociar com o Governo da República Dominicana para uma gestão combinada da crise na fronteira, a fim de proteger as duas populações que povoam a ilha.

– Negociar com os países da CARICOM para uma gestão combinada a nível regional.

– Negociar com sindicatos, sistema bancário, empregadores e organizações de agricultores sobre a implementação de medidas de segurança coletiva e gestão financeira durante o período de crise.

As medidas apresentadas no primeiro anúncio foram tomadas sem qualquer discussão com as partes interessadas, e eles só souberam através da imprensa. Assim, o Presidente da República reafirmou suas tentações ditatoriais e o método “o Presidente falou tá falado!”

Claramente, após dois longos anos de crise política, o governo está tentando construir uma nova legitimidade em uma crise caracterizada pela rejeição total de todos os setores vitais do país e por eleições ilegais e inconstitucionais e ataques ao respeito à vida humana por um Executivo de fato incompetente.  As iniciativas atuais correm o risco de falhas asseguradas, tendo em vista o amadorismo, a irresponsabilidade e a operação clandestina formada pelas autoridades estaduais.

As medidas tomadas e as instruções dadas pelo Governo foram recebidas com reservas e ceticismo em toda a população, o que não tem razão para confiar em líderes que perderam toda a credibilidade e que fazem da mentira seu principal instrumento de governança e comunicação. Muitas pessoas no público até questionam a existência da doença em nosso território, sentimento que é amplificado por certos testemunhos como o do artista Roody Roodboy. Essa reação de desconfiança é reforçada, é claro, por comunicações fantasiosas que só repousam ou expressam uma propaganda política muito desajeitada que nos lembra da gestão da situação pós-terremoto, ou das consequências do furacão Matthew em 2016.

O Governo adotou uma comunicação não transparente sobre os gastos incorridos em resposta a esta crise pelo Tesouro público ou por financiamento por instituições financeiras internacionais e cooperação bilateral. As informações disponíveis, em particular no site da OCHA, mostram que mais de 90% dos fundos necessários não estão disponíveis. As operações de transferência de dinheiro e distribuição de alimentos não parecem ser baseadas em informações confiáveis para garantir a continuidade desses subsídios e distribuições nos próximos meses.

Muitos setores já fizeram acusações de corrupção, incluindo a estrutura conhecida como ECC (Ensemble Contre la Corruption  – Grupo contra a corrupção), dadas as áreas cinzentas em torno da importação de vários milhões de dólares americanos de bens e equipamentos da China para combater a disseminação da pandemia no Haiti, dos quais US$ 18 milhões já foram desembolsados sem respeitar os princípios de boa gestão e bom governo. Governo. Portanto, podem ser questionadas as qualificações da empresa selecionada, PREBLE-RISH Haiti SA, que é próxima ao PHTK e não possui conhecimento científico na área de medicina e saúde, além de ser indexada em relatórios cscca para corrupção. Esse tipo de contrato, que não foi submetido nem ao CSCCA nem ao CNMP, poderia ser executado de forma vantajosa pelos órgãos estaduais. A escolha dos produtos, volumes e qualidade exigidos não foi feita em consulta à unidade científica. Os kits de alimentos lembram episódios ultrajantes de superfaturamento, priorizam produtos importados e são distribuídos em condições caóticas com a participação ativa de líderes de gangues supostamente procurados pela PNH.

Todas as intervenções do governo são inapropriadas. Vários observadores falam, com razão, de cópias pálidas das decisões tomadas pelos governos dos países ricos sem qualquer preocupação com as condições de vida e cultura da população haitiana. Gostaríamos de distinguir alguns pontos:

1.            As medidas de contenção, que hoje são indispensáveis, só podem ser generalizadas após modificações adequadas e medidas de acompanhamento:

a.            Fornecer instalações de acolhimento temporária para cidadãos que vivem em situação de rua ou em condições precárias de moradia caracterizadas por uma densidade de 4 a 5.000 pessoas por km². 

b.            Medidas específicas para atores do setor informal que ganham pão diariamente e não podem acumular reservas alimentares. Nestes casos, prevê uma redução significativa dos deslocamentos e interações interindividuais e a implementação dessas medidas.

c.            Como lançar um slogan de contenção no Haiti rural? Um agricultor deve se levantar todos os dias para ordenhar suas vacas, alimentar o gado, plantar na estação chuvosa, cortar ervas e monitorar o crescimento das plantas. É claro que devem ser tomadas medidas cautelares levando-se em conta as realidades da vida rural.

Lançar um slogan de confinamento sem levar em conta essas contingências mostra uma falta de compreensão da nossa realidade e consagra ainda mais o recorrente divórcio estrutural entre o sistema político, seus atores e a realidade cotidiana da população.

d.            Como ousamos formar uma “Célula Científica” para esta crise sem integrar a medicina tradicional e pesquisadores haitianos que trabalharam nesse conhecimento ancestral que contribui fortemente para a saúde da população? Esta é outra manifestação extrema de desprezo pela cultura popular.

e.            Como podemos ousar anunciar através da voz do Ministro da Educação Nacional que os programas escolares serão continuados através da mídia e redes sociais em um país onde a taxa de penetração da Internet é muito baixa (apenas 7% dos domicílios têm conexão com a Internet) e menos de 25% da população está conectada à rede elétrica?

2.            As hesitações e inúmeras contradições caracterizaram os anúncios e decisões tomadas pelo Governo de fato. Citamos 3 exemplos particularmente chocantes que mostram que este Governo é incapaz de gerenciar efetivamente esta crise e não está realmente interessado em defender a vida de nossos compatriotas.

a. Poucos dias depois de anunciar o fechamento de empresas em todas as zonas livres e confinamento geral, o Governo concordou em reabrir essas empresas primeiro para quase 50% da força de trabalho e adotou uma reabertura total em 20 de abril. Esta medida, adotada em meio a um período de contenção, foi adotada para continuar fornecendo ao mercado americano roupas médicas, desafiando as graves ameaças de contaminação em massa que ameaçam a vida dos trabalhadores forçados a trabalhar sem quaisquer medidas de proteção e sem modificar as linhas de produção para respeitar o “distanciamento social”. Algumas medidas incompletas foram tomadas apenas tardiamente e todas as centrais sindicais ativas nas zonas livres denunciaram este crime contra a vida de nossos trabalhadores, que mais uma vez correm o risco de serem sacrificados no altar dos benefícios dos poderosos e necessidades do mercado americano. O diretor da OPAS declarou recentemente que “a melhor recomendação contra a COVID-19 continua sendo o distanciamento social. Qualquer tentativa de relaxar essas medidas deve ser tomada com total cautela e pode levar a uma pandemia muito pior na América.”

b.            O Governo de Jovenel Moïse concordou que a deportação de cidadãos haitianos dos Estados Unidos deve continuar, que agora é o epicentro da pandemia com o maior número de casos confirmados (792.938) e o maior número de mortes (42.518). Este governo, completamente sujeito aos ditames do imperialismo, nem sequer teve a coragem de pedir uma moratória sobre essas expulsões durante a crise.

c.            À medida que dezenas de compatriotas fogem da República Dominicana para voltar para casa, os princípios mínimos para a proteção dos cidadãos haitianos em qualquer circunstância exigem que eles paguem antecipadamente o custo de sua quarentena, o que está causando situações dramáticas para os cidadãos haitianos que não têm a quantidade necessária de dinheiro.

A crise causada pela COVID-19 do ponto de vista de saúde, econômico, social, ambiental e político deve mais uma vez nos levar a repensar nossa relação com o país, sua realidade, sua cultura e nos afastar do modelo neoliberal, que só destrói todas as capacidades de resposta aos desastres que ele causa.

E.  Recomendações da PAPDA

Levando tudo isso em conta, o PAPDA considera apropriado fazer as seguintes recomendações:

1.            A pandemia, que até agora causou a morte de quase 202.711 pessoas em todo o mundo, representa uma séria ameaça ao povo haitiano. Todos os esforços devem ser feitos para impedir a propagação desse vírus que, nas condições atuais de colapso econômico e institucional, seria capaz de causar um verdadeiro hecatombe entre a população haitiana.

2.            O Governo deve aumentar a capacidade de testes e estabelecer centros de testes em todos os 10 departamentos e desenvolver um procedimento claro e bem conhecido para localizar pessoas infectadas e seus contatos.

3.            A população deve ser capaz de se organizar a nível comunitário para se defender e se proteger.

4.            Medidas específicas e rigorosas devem ser tomadas em todas as áreas onde as interações diretas entre as pessoas são numerosas: transporte público, mercados públicos, supermercados, bancos de vendas de loterias, vendedores de minutos para telefones celulares, instituições bancárias, certos órgãos estatais, etc. Mercados públicos e instituições bancárias e escritórios de pagamento de transferências devem estender seu horário de funcionamento para minimizar o risco de superlotação.

5.            Agricultura

Em vista da crise agrícola e alimentar resultante da crise da COVID-19, o PAPDA considera urgente que o Estado haitiano tome as seguintes medidas:

a.            Apoiar a agricultura familiar de forma concreta através dos produtores camponeses haitianos, fornecendo-lhes insumos, sementes, ferramentas agrícolas, materiais e a supervisão necessária para a produção de tubérculos, feijões, produtos pesqueiros e outros produtos de alta demanda no mercado local.

b.            Discutir e assinar acordos com organizações e movimentos camponeses, associações de pescadores e pecuaristas em todo o país para o uso de vastas terras agrícolas de domínio público para desenvolvê-las e garantir o fornecimento de produtos alimentícios ao mercado local nos dias seguintes.

c.            Apoiar cooperativas que produzem, processam e comercializam produtos agrícolas em termos de crédito, equipamentos e treinamento, a fim de aumentar sua capacidade de abastecer o mercado haitiano com produtos em quantidade e qualidade;

d.            Estabelecer, em conjunto com a BRH, em consulta com os atores camponeses, um mecanismo de crédito simplificado para fortalecer a produção camponesa com garantia da compra da produção pelo Estado.

e.            Com a participação de atores camponeses, lançamos a construção de mini sistemas de irrigação nas planícies férteis e um vasto programa de limpeza dos sistemas existentes.

f.             Estabelecer um programa público de compra de produtos agrícolas como parte da distribuição de embalagens alimentares para as famílias, mas também para repor os existentes em hospitais, prisões, asilos, etc.

g.            Estabelecer novos mecanismos inter-regionais de transporte e comercialização através da Madan Sara para maximizar conexões rápidas entre áreas de produção e grandes bacias de consumo urbano.

h.            Criar um grupo de trabalho sobre soberania alimentar no país com a participação da CNSA, INARA, da Coalizão 4 G, organizações e movimentos camponeses, ONGs e instituições que apoiam os agricultores a apresentar nos próximos 15 dias um conjunto de programas a serem lançados para enfrentar o aprofundamento da iminente crise alimentar e nutricional.

i.             Solicitar à OMC e ao Cariforum, nos termos dos Acordos de Parceria Econômica (EPA), uma moratória sobre os acordos de liberalização comercial para fazer investimentos maciços na produção nacional e proteger os setores produtivo e industrial.

j.             Declarar uma moratória em todos os acordos comerciais que arruinam os esforços para impulsionar a produção nacional.

K       Não aceitar as condições das instituições financeiras internacionais que impedem a construção de um plano de desenvolvimento capaz de levar em conta os interesses dos atores econômicos nacionais e da maioria da população.

A crise da COVID-19 provavelmente será muito dolorosa para a população haitiana. Como muitos autores afirmam, muitas coisas provavelmente mudarão permanentemente na situação pós-COVID-19.

O que será decisivo é a eficácia das respostas que as organizações da sociedade haitiana constroem neste momento difícil. A PAPDA saúda as muitas iniciativas lançadas pelas comunidades haitianas que mostram notável vitalidade e criatividade.

A PAPDA espera que essa experiência dolorosa abra o caminho para uma renovação do nosso país, que deve sair mais forte a partir deste teste. Isso dependerá de nossa lucidez, nossa coragem, nossa capacidade de encontrar soluções unitárias de forças progressistas, nossa consistência para vincular a luta contra o Coronavírus à luta global por mudanças sistêmicas que reivindicam fortemente nossos movimentos reivindicatórios, especialmente desde julho de 2018, nossa confiança na solidariedade e na nossa cultura popular, nossa capacidade de inventar um futuro que se constrói com base em uma ruptura radical, uma visão decididamente anticapitalista que coloca a vida no centro dos mecanismos regulatórios da sociedade.

Camille Chalmers

Diretor Executivo da PAPDA

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