O projeto “Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e Incidência Política” será lançado no próximo sábado, dia 1 de agosto, no complexo Cantinho do Céu, em Grajaú, zona sul de São Paulo. O lançamento acontecerá a partir das 8h, com palestra, exibição de vídeo sobre a cooperação União Europeia e Brasil, apresentações culturais e coquetel de encerramento, no Céu Navegantes.
O objetivo deste projeto, co-financiado pela União Europeia, é contribuir para a melhoria do acesso dos grupos mais vulneráveis aos serviços de saúde publica (SUS), assegurando que os princípios e recursos estabelecidos na Constituição Federal para o direito à saúde pública de qualidade sejam garantidos para reduzir as desigualdades de acesso ao sistema de seguridade social.
Com aproximadamente 60 mil habitantes, o complexo Cantinho do Céu, em Grajaú, sofre com sérios problemas relacionados ao tema. Há anos a população reivindica, por exemplo, a implantação de uma Unidade Básica de Saúde. Para fortalecer essa demanda um abaixo-assinado está circulando pelo bairro e será entregue às autoridades.
Para Seiti Takahama, coordenador local do projeto, “em um país marcado pela desigualdade social e de violência, são necessárias ações que promovam a inclusão da população de baixa renda, e da implantação de projetos sociais. Buscando-se a reestruturação social e cultural e educacional, que historicamente dele foram alijadas”.
Rosana Lima, moradora do Cantinho do Céu, fala que iniciativas com estas podem aproximar mais as lutas dos moradores.“O projeto vai ajudar muito nas dificuldades que as pessoas têm para abrir horizontes. Como as comunidades são muito distantes vamos ter possibilidade de conversamos, de formação, de colocar em prática nosso direito. Com relação aos postos médicos, a maioria usa os que estão próximos, mas outros moradores não usam porque não temos”, falou.
O projeto “Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a cidadania e a incidência política” é co-financiado pela União Europeia, com apoio de CAFOD, e implementado pelo Programa Justiça Econômica.
Programa Justiça Econômica
O Programa Justiça Econômica é uma parceria entre as entidades Grito dos Excluídos Continental, Rede Jubileu Sul Brasil, Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos de Brasil (CNBB-PS),  Comissão Brasileira da Justiça e Paz (CNBB-CBJP), a Pastoral da Saúde Nacional e CAFOD – Agência Católica para a Cooperação Internacional de Inglaterra e país de Gales.
Com atuação desde 2007, este Programa visa promover a defesa e universalização dos direitos sociais e da seguridade social (assistência social, saúde pública, previdência social), como forma de enfrentar o desafio de superar a situação de pobreza, vulnerabilidade e exclusão de um contingente significativo da população Brasileira.
União Europeia
A União Europeia é uma parceria econômica e política com características únicas, constituída por 28 países europeus que, em conjunto, abarcam uma grande parte do continente europeu. Juntos, ao longo de um período de 50 anos, construíram uma zona de estabilidade, democracia e desenvolvimento sustentável, preservando, ao mesmo tempo, a sua diversidade cultural, a tolerância e as liberdades individuais. A União Europeia está empenhada em partilhar as suas realizações e os seus valores com países e povos para além de suas fronteiras.
Para saber mais:
Programa Justiça Econômica: http://direitosociais.org.br
União Europeia: http://eeas.europa.eu
CAFOD: http://www.cafod.org.uk e http://pastoraldasaudenacional.com.br/cafod.php
Programação
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura
9h – Palestra “Gestão e Financiamento do SUS”, com assessoria do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES)
10h30 – Café
10h55 – Composição de mesa
11h – Lançamento do Projeto “Direitos Sociais e Saúde”: seus objetivos e sua lógica de intervenção. Apresentação do vídeo sobre a missão da União Europeia e sua cooperação no Brasil.
12h30 Apresentação de atividade cultural
13h – Coquetel de encerramento
Serviço:
Lançamento do Projeto “Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política”
Quando: 01/08/2015
Hora: das 8h às 14h
Local: Céu Navegantes (rua Maria Moassab Barbour, Parque residencial Cocaia)
Contato para imprensa
Rogéria Araujo 11.96369.9878
wathsapp: (85) 99813.4966
Este projeto é co-financiado pela União Europeia

Deixe um comentário